O Paulistão 1993 se iniciou num sábado com uma única partida, Santos 4×2 Portuguesa. No domingo, mais cinco jogos fechariam a primeira rodada – num deles, o Corinthians perdeu em casa para o Bragantino. Também houve de cara o Derby campineiro, vencido pelo Bugre em pleno Moysés Lucarelli com um gol de um jovem atacante de 17 anos de nome Luizão (na volta, o alviverde também venceria), e o clássico regional em Bauru entre Noroeste e Marília (os donos da casa fizeram 1 a 0, e tomariam o troco pelo mesmo placar no returno).
Os dois favoritos, porém, não atuaram neste fim de semana: Palmeiras e São Paulo, que encerraram a final de 1992 em 20 de dezembro (foi em 1993 que houve a inversão de calendário que perdura até hoje, com os Estaduais abrindo e o Nacional fechando a temporada). Por voltarem de férias mais tarde, ambos os times tiveram seus primeiros jogos adiados para o meio da semana seguinte.
Assim, o campeonato se iniciou com cinco líderes: Santos, Bragantino, Guarani, Juventus e Noroeste, todos com 2 pontos – a vitória passaria a valer 3 somente em 1995.
Deixe um comentário